13 de fev. de 2012

Mobilização e Organização Política da Cidade na CIDADE de Belo Horizonte - ISTO faz diferença





"Com apoio da internet, moradores de regiões de classe média e média alta de BH se unem para tentar interferir em projetos que consideram importantes para os locais onde vivem.
As conversas desse movimento comunitário começaram no ano passado por diferentes razões. Na mata do Planalto, a mobilização foi para preservação de área verde. No Belvedere, houve manifesto pela criação de um parque em terreno concedido a uma mineradora e que já tem previsão para projeto imobiliário. No Santa Lúcia, a mobilização ocorreu por causa de notícia de que a prefeitura venderia parte de uma rua para a construção de um hotel. Integrantes desse movimento ressaltam que a internet desempenha papel fundamental.

“As redes sociais e a facilidade de comunicação via internet permitiram uma nova integração. Além disso, a consciência ambiental agora é muito maior”, conta o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere, Ricardo Michel Jeha, ressaltando que a ausência de motivações partidárias ajudou o grupo a se unir. Bem próximo dessas discussões está o Instituto dos Arquitetos do Brasil em Minas (IAB/MG). Uma das conselheiras da entidade, Cláudia Pires, volta no período da ditadura para comentar o fortalecimento das associações. “Agora, há a compreensão de que é mais fácil falar ”, opina".

E é preciso lembrar outros exemplos de organização política comunitária, em Belo Horizonte, de luta pelo Direito à Cidade e que têm obtido algumas vitórias nesta jornada: Comunidades Zilah Spósito, Dandara e Irmã Doroty que também se recusam a acatar as deliberações da prefeitura de Belo Horizonte sobre seu espaço de viver, sua história e seu futuro.

A organização política da cidade precisa, sim, ocorrer de modo cada vez mais consistente. Isto não só potencializa o capital político dos grupos, como os protege de ações autoritárias e ilegítimas por parte do Estado. Como foi o caso do Pinheirinho, em São Paulo.
Aliás, nesta semana, haverá um encontro importante:





Estão convidados as Associações de Moradores do Planalto, do Mangabeiras, Belvedere, Santa Lúcia e Cruzeiro, na Zona Sul, São Luiz, São José e Bandeirantes, na Pampulha, e Planalto, na Região Norte. Está convidada a cidade de BH.

Esta é uma luta que é a de todos: Belo Horizonte é de cada um de nós.

Nenhum comentário: