27 de mar. de 2012

BH É NOSSA: daqueles que moram nas ruas também!!

Quando o Estado vira refém do próprio Estado

O descaso da Prefeitura de Belo Horizonte e do governo do Estado de Minas Gerais com a população de rua atingiu grau extremo, na última segunda-feira, com o fechamento do Centro de Referência da População de Rua.

O centro é um equipamento público, conquistado pelos moradores de rua no Orçamento Participativo de 1995, gerido e mantido pela prefeitura em parceira com a Providência Nossa Senhora da Conceição, entidade da Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte.

Localizado na avenida do Contorno, 10.852, no bairro Barro Preto, é utilizado pela população de rua para fazer sua higiene pessoal, lavar suas roupas, guardar seus pertences e, ainda, participar de atividades educativas, esportivas e artístico-culturais. O conjunto de ações realizadas pelos frequentadores do equipamento possibilita a construção de projetos de vida pautados no direito à cidadania.

O fechamento do centro ocorreu após dois moradores de rua terem sido assassinados praticamente diante de sua porta. A violência sofrida pela população de rua vem tomando dimensões alarmantes nos últimos anos, e tanto o governo estadual como o municipal parecem não dar a devida importância a isso.

Tudo indica que o centro foi fechado por falta de policiamento e de medidas de combate ao tráfico de drogas capazes de coibir a violência na região e permitir a execução dessa política pública de apoio ao morador de rua.

O Estado tornou-se refém de si mesmo.

Nenhum comentário: