26 de mar. de 2008

Racismo: uma vergonha que o Brasil ainda carrega

Esta notícia, eu a li indignada.
Um grupo de crianças, algumas negras e todas pobres, ao fazerem um passeio ao Jardim Botânico, foram expulsas de uma lanchonete dentro do parque.
Me lembrei, na hora, de uma imagem, que vi no banksy hoje. É assim o paraíso atualmente: bem vigiadinho para que os que não servem não atrapalhem a paisagem.
Espero que a notícia se espalhe, cause escândalo e tenha efeitos jurídicos e sociais.
Torço para que a instituição, coerente com seus objetivos tome medidas sérias. Não apenas quanto a este caso, mas para que não torne a ocorrer.

Acredito que não interesse mais aos que estão, de fato, interessados em um Brasil constituído por uma sociedade mais fraterna e justa, que palavras sobre Ética e Responsabilidade Social sejam decorativas em discursos inúteis:

"Consolidamos as ações da Instituição com as questões dos direitos humanos, saúde, educação e meio ambiente. Através da responsabilidade social, propiciamos assistência e assessoria aos cidadãos na defesa de seus direitos, proteção às famílias e suas futuras gerações, atendendo os mais diferentes segmentos da população.

Interagimos com a comunidade através da execução de Programas, visando minimizar as desigualdades sócio-ambientais e contribuímos para o exercício da cidadania.

Nossa participação implica em modernas políticas sociais públicas sócio-ambientais. Conseqüentemente, criamos uma rede de preservação e proteção sistematizada do meio ambiente, através de parcerias com grupos e organizações nacionais e internacionais." (http://www.jbrj.gov.br/)

Nenhum comentário: