3 de mar. de 2008

Dia de Pão

Cozinhar é um negócio engraçado. Tem receitas mil para cada prato, e ainda assim cada um inventa mais uma pitada, um ingrediente, um tempo certo, um jeito único.
Tem quem tenha de fazer almoço. Mas, isto não é cozinhar, significa apenas botar o arroz no fogo, passar o bife e picar o tomate.
Tem quem, tendo de fazer de almoço, aproveita para cozinhar. Estes, antes mesmo de chegarem à cozinha, visualizam o prato pronto em suas cores, sentem o cheiro e enchem a boca d'água.
Nada de tempero pronto de supermercado. Isto é heresia pura. E tudo bem ser herético, mas algumas coisas na vida merecem o sagrado ritual dogmático. Pura fé. Heresias melhores são estas, as que não perdem a fé.
E cada dia parece ter cara de um prato diferente. Tem dia que é de pão, este pode ser tanto ensolarado quanto chuvoso ou completamente nevoado. A gente sente se o dia é de pão.
No caso do ensolarado, um ventinho gostoso entra pelas janelas e portas. A gente vai saltitante fazendo a massa e esperando que o cheiro se espalhe pela casa e vizinhança.
Já nos dias chuvosos ou nevoados, deixa-se uma fresta de janela aberta para o vento frio passear dentro de casa; é como dormir com um pé para fora do cobertor só para fazer contraste com o quentinho do corpo sob o cobertor. Nestes dias a gente vai, de acordo com a inspiração, tomando um café ou vinho enquanto prepara a massa. Acende o forno assim que possível e fica por ali esperando a massa crescer, enquanto lê algo ou faz um sudoku (ou arrumando a casa e lavando roupa mesmo, que nem todo dia é dia de índio né). E quando o pão assa é bom já ter a mesa posta, com manteiga, requeijão, geléia, queijo, café, chocolate. E, bem, se não tiver isto tudo na geladeira, sem problema! café fresco já está de bom tamanho.
Fazer pão é ato de fé. Nada indica que aqueles ingredientes resultarão em uma massa gostosa e bonita. Nem as receitas, afinal o que não falta é receita. E desde quando elas funcionam? Tem mesmo é de experimentar, aprender, descobrir e esperar.


(Liliane M. A. Silva)

3 comentários:

* hemisfério norte disse...

felizmente cresci com aromas. de pão, de bolos, compotas, queijos....n havia nada que n fosse feito em casa. até bombons se faziam.
talvez por isso os cheiros e os paladares sejam essenciais...
bjs
a,

Augusto Galery disse...

Putz... Que fome. Devia ter um aviso pra só ler depois do almoço...

Lá vou eu pro restaurante 'aquilo' querendo pão feito em casa...

:-)

un dress disse...

fazer pão

queijo

amor

são actos de fé :)