30 de jan. de 2009

FSM - diretamente de Belem

E o Forum chegou. Já lá em SP, sábado passado, às 21:30. Ainda assustados com os cinco Estados brasileiros que atravessaríamos para chegar no tal Belem-do-Pará, deixamos para trás as luzes feéricas de sampa para amanhecermos na bucólica paisagem de Goiatuba/GO. Tocantis chegou rápido, amanhecemos Maranhão e anoitecemos Belém. Estava logo ali, e nós não sabíamos. Tão pertinho que parecia estarmos na periferia de SP.
Temos sido recebidos aqui de um modo tão carinhoso e familiar por todos que a vontade é de aprende a viver no CLIMA EQUATORIAL (leia-se calor inacreditável).
A passeata de abertura do Forum foi um Acontecimento, destes que marcam a vida da gente, que serão lembrados e contados a todos aqueles que nos oferecem uma oportunidade. Do sol escaldante até chegarmos à Escadinha (nas docas de Belem) nos vimos sob uma chuva torrencial logo no início da caminhada. Foi perfeito: refrescou o corpo e lavou a alma, ajudou a levar mais longe a alegria e a esperança da multidão que comemorava o encontro dos Homens de Boa Vontade, estes que não apenas desejam a Paz, mas se colocam a trabalho para dar materialidade a este sonho, quase impossível. Todas as cores, todas as gentes em um único convite àqueles que, de fora, observavam ressabiados os que traziam nos olhos e nas mãos dadas a fé, em um mundo diferente - e melhor.


O Forum está acontecendo, prioritariamente, em dois espaços: a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal Rural do Pará. Dois universos vizinhos, dois Foruns em uma mesma cidade. Duas Festas necessárias, dois banquetes de que Platão se orgulharia. Agalmas para todos os gostos.

Nós, lá chegamos com nosos bonecos, panfletos, histórias e simbora andar os campus!! Parar, conversar, contar, ouvir, compartilhar. Andar mais. Parar, conversar, contar, ouvir, compartilhar, abraçar. Andar mais. Parar, conversar, contar, ouvir, abraçar e reencontrar. Andar mais.
Andantes, andores - do que deve ser universal: ser gente e ter seus direitos respeitados.
Belem já não é -do-Pará. É nossa também. De todos nós que aqui estamos, cidade linda e corajosa.

2 comentários:

fernanda disse...

"Tão pertinho que parecia estarmos na periferia de SP".
Lembrei de uma frase de Cadu, quando esperavamos o onibus para ida ao acampamento do MST. Sentado na calçada, em frente ao ponto de onibus, numa noite quente, na frente de uma viela da Terra Firme (PA), disse: Nossa, olhando daqui até que parece a minha quebrada (SP).

Eu sou uma outra disse...

Oi Liliane,
que surpresa. Eu estava à procura da Casa do Migrante e te achei. Eu sou a Katerina, que pediu tua dissertação la no nucleo da PUC. Espero q vc esteja bem. Bacana teu blog. um beijo e bom 2009.

Katerina