13 de mai. de 2008

Dorothy Stang


Publico aqui a nota de repúdio do Conselho Federal de Psicologia, fazendo coro não apenas aos colegas de profissão, mas a todos aqueles que se sentem indignados com os desmandos e a violência.
Alguns são otimistas e lamentam a fome e a desgraça alheia. Outros permitem que a sua vida e seu trabalho leve otimismo aos que passam fome e atravessam a tragédia.
Eles não são muitos. Mas, existem. Fazem o que é possível. E com isto, algumas vezes, terminam por realizar tanto!
À Dorothy, nossa gratidão.



NOTA DE REPÚDIO

Recebemos com repúdio o resultado do novo julgamento de um dos acusados do assassinato da irmã Dorothy Stang, no estado do Pará, em 12 de fevereiro de 2005, reconhecida defensora dos direitos humanos e dos trabalhadores rurais, que torna impune o mandante do crime. A Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia vem manifestar ampla indignação com esta absolvição.Solicitamos a imediata ação do Ministério Público, recorrendo da decisão e garantindo outro julgamento.É de conhecimento público as pressões e ameaças de morte sofridas, inclusive pelo promotor Edson Souza, responsável pela acusação dos réus.Cabe lembrar que, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra, 800 trabalhadores rurais foram assassinados no estado do Pará, nos últimos 36 anos.Exigimos, então, a continuidade da reforma agrária, proteção dos defensores dos direitos humanos na região e o fim da impunidade.Brasília, 13 de maio de 2008.

Nenhum comentário: