29 de mai. de 2008

Homenagem ao Carrano

Morreu na tarde do dia 27 de maio 2008 vitima de um câncer de figado Austregésilo Carrano Bueno. Ele foi um integrante do Movimento da Luta Antimanicomial. Autor do livro "Canto dos Malditos" onde conta sua experiência nos hospitais psiquiátricos e denuncia os absurdos cometidos diariamente nessas instituições. O livro baseou o premiado filme "Bicho de Sete Cabeças.
No sabado a partir das 16:00 h na Pça Benedito Calixto será feita uma homenagem ao Carrano que terá a presença do Coral Cênico Cidadãos Cantante

26 de mai. de 2008

Seminário Pró-Menino


O objetivo do seminário é contribuir com o desenvolvimento de projetos de medidas socioeducativas em meio aberto, mesclando conhecimentos teóricos com a realidade.

Serão abordados temas como a articulação entre as redes de atenção à criança e ao adolescente e a política de assistência social, a relação do adolescente com a escola e as medidas socioeducativas no contexto das políticas de atenção à criança e ao adolescente.

13 de mai. de 2008

Dorothy Stang


Publico aqui a nota de repúdio do Conselho Federal de Psicologia, fazendo coro não apenas aos colegas de profissão, mas a todos aqueles que se sentem indignados com os desmandos e a violência.
Alguns são otimistas e lamentam a fome e a desgraça alheia. Outros permitem que a sua vida e seu trabalho leve otimismo aos que passam fome e atravessam a tragédia.
Eles não são muitos. Mas, existem. Fazem o que é possível. E com isto, algumas vezes, terminam por realizar tanto!
À Dorothy, nossa gratidão.



NOTA DE REPÚDIO

Recebemos com repúdio o resultado do novo julgamento de um dos acusados do assassinato da irmã Dorothy Stang, no estado do Pará, em 12 de fevereiro de 2005, reconhecida defensora dos direitos humanos e dos trabalhadores rurais, que torna impune o mandante do crime. A Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia vem manifestar ampla indignação com esta absolvição.Solicitamos a imediata ação do Ministério Público, recorrendo da decisão e garantindo outro julgamento.É de conhecimento público as pressões e ameaças de morte sofridas, inclusive pelo promotor Edson Souza, responsável pela acusação dos réus.Cabe lembrar que, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra, 800 trabalhadores rurais foram assassinados no estado do Pará, nos últimos 36 anos.Exigimos, então, a continuidade da reforma agrária, proteção dos defensores dos direitos humanos na região e o fim da impunidade.Brasília, 13 de maio de 2008.

9 de mai. de 2008

Dia nacional da Luta Antimanicomial


Tela de Ana Moreira

Fique atento!
Há programação por todo o Brasil.
Aqui em São Paulo podemos encontrar os eventos no site do CRP. São gratuitos e basta fazer a inscrição.
Compartilhar conhecimentos, trocar experiências e enriquecer nosso trabalho. Isto é possível ao respondermos ao individualismo com articulação política.